Dosador eletrônico de água benta
Antigamente, um punhado de sal nas pias de água benta instaladas nas igrejas bastava para evitar o contágio por meio de vírus e bactérias. Infelizmente, com a constante mutação das bactérias e a agressividade dos vírus existentes, tal ação não faz mais efeito, pelo contrário, em certos casos, até ajuda na ploliferação.
Pensando nisso, desenvolvemos um dosador de água benta eletrônico, evitando e impedindo, assim, a contaminação e a disseminação de doenças infecto-contagiosas por meio de contato físico com a água.
O equipamento utiliza um sensor óptico para detectar o movimento das mãos sob a saída de água do dosador (este inacessível). Desta forma, sempre que um movimento é detectado, um microcontrolador aciona uma válvula, que está ligada a um reservatório, liberando 2 gotas de água. Caso a pessoa fique com a mão parada embaixo do sensor, o microcontrolador impedirá a liberação de mais gotas, obrigando a retirada da mão para uma nova liberação de água.
O microcontrolador, além de comandar a liberação de água, monitora constantemente o nível do reservatório (através de um LED), facilitando desta forma o seu reabastecimento.